Make your own free website on Tripod.com
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

 

Escola SabatinaIndo fundo nas entrelinhas...

Lição 1

Lição 2

Lição 3

Lição 4

Lição 5

Lição 6

Lição 7

Lição 8

Lição 9

Lição 10

Lição 11

Lição 12

Lição 13

 
By Ministério Estudando a Bíblia

ATUALIZADO EM 12/03/2006

LIÇÃO  04 - 15 a 22 de abril

A Promessa do Espírito Santo

 

OBS: A Lição Oficial está em VERDE e as respostas e comentários estão em BRANCO.

SÁBADO à TARDE, 15 de abril                                                 Ano Bíblico: I Reis 11 e 12

VERSO PARA MEMORIZAR: "E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco" (João 14: 16).

LEITURAS DA SEMANA: Êxo 31:3; Num 11:25; Isa 6:1-7; 48:10; Eze 36:25-27; Mal 3:2 e 3; Mat 3:11; Rom 8:9; II Cor 3:3; 5:17; 7:1.

Muitas escritores do Antigo Testamento prometeram um derramamento(*A) do Espírito (Joel 2:28 e 29). João Batista - o precursor de Jesus - anunciou às multidões que aquele que viria depois dele, o Messias, batizaria os arrependidos com o Espírito Santo(*B) e com fogo.

Mas os discípulos de Jesus não viam a necessidade do Espírito durante Seu ministério(*C). Jesus estava perto deles. Por que precisariam de Outro Consolador(*C2)?

É evidente que Jesus não estaria perto para sempre, pelo menos em carne. Assim, Ele prometeu enviar-lhes Seu Espírito*1. O Espírito seria seu guia e consolador, visto que eles não poderiam seguir o Mestre amado aonde Ele estava para ir em breve.

NOTA Escola Sabatina*1: Em Atos 2 temos a repetição da profecia de Joel e é isto que se cumpriria sobre os discípulos... Um dom!

COLABORADOR:

(*A) - A promessa era de se derramar uma terceira pessoa, ou deus? O Derramamento que se trata Joel era a capacitação pelo sopro de Deus, pela presença viva de Deus, atuando na vida. A mente de Deus, seu poder, em operação no crente!

(*B) - Seriam batizados COM uma pessoa divina ou um deus? Seriam BATIZADOS COM O PODER DE DEUS, O VENTO OU SOPRO SANTO QUE CAPACITA. Com Fogo Santo, à Exemplo de Elias, que orou e o fogo SANTO DESCEU DO CÉU....

(*C) – Jesus estava perto, mas estava ligado ao Pai (João 05:36; 08:29). Jesus é o Espírito que conhecia a mente do Senhor (I Cor 02:16), o único que conhecia completamente o Pai (Mateus 11:27), e o mesmo que prometeu NUNCA ABANDONAR SEUS DISCÍPULOS (João 14:18; Mateus 28:20) E NEM OS DEIXAR AOS CUIDADOS DE OUTREM. (Romanos 08:35 – Isaías 49:15)

Misael

 

O Consolador vindouro deveria ser companheiro constante dos discípulos(*D). Ele os sustentaria e confortaria em suas perdas, além de compensar a partida do seu Amigo. Mas, como veremos nesta semana, a promessa do Espírito não foi só para eles, mas para nós, também(*E).

NOTA Escola Sabatina: Jesus, o Filho do homem, jamais caracterizou o dom do espírito como sendo uma terceira pessoa... Ele sempre se referia a Si mesmo na terceira pessoa.

COLABORADOR:

(*D) – Por que vindouro (?) se Jesus afirmou: “a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós. (João 14:17) e “Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu.” (João 14:28). JESUS É O COMPANHEIRO CONSTANTE QUE CAMINHA JUNTO COM SEUS DISCÍPULOS (Mateus 28:20).

(*E) – Jesus disse que seriam benditos os que não o viram ‘em carne’ e Creriam nEle. (João 20:29), e a promessa foi que estarei, ELE, O UNGIDO DE DEUS, O CORDEIRO DE APOCALIPSE QUE SE ASSENTOU NO TRONO DO SEU PAI, sempre JUNTO, EM PESSOA QUANDO DOIS OU TRÊS SE REUNISSEM EM SEU NOME (Mateus 18:20) e não em nome de uma suposta trindade ou desvinculação e confecção de terceira pessoa do poder e da mente de Deus e de Cristo.
Atos 04:12 – “E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.”

Misael
 

 

DOMINGO, 16 de abril                                                            Ano Bíblico: I Reis 13 e 14

A promessa da água

"Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o Meu Espírito e farei que andeis nos Meus estatutos, guardeis os Meus juízos e os observeis" (Eze 36:25-27).

 

1. Leia as promessas contidas nos textos acima. O que Deus está dizendo que fará para Seu povo? Embora essas palavras tenham sido escritas para pessoas de outro tempo, por que os princípios por trás dessas promessas também são aplicáveis a nós? (Veja também Rom. 8:9; II Cor 3:3; 5:17; 7:1; Gal 5:16 e 25; Efe 5:26; I Tes 4:3).

NOTA Escola Sabatina: O que é ter o espírito de Cristo?  Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica; Filipenses 1:27. E quem anda segundo o Espírito de Cristo não precisa de um terceiro deus para seguir o Messias!

Ezequiel fala do Espírito(*F) sob o símbolo da água. Usando esse emblema, o profeta apresenta o Espírito agindo tanto para purificar como para vivificar. Os seguidores de Cristo terão nova vida em que, pelo poder do Espírito Santo, estarão limpos(*G) das impurezas da carne e viverão em fé e obediência.

Assim, é claro por estes textos que, qualquer que seja a obra do Espírito, esta inclui o processo de santificação, mudança de hábitos, de ações e de palavras(*G2). Mais importante ainda, também inclui mudança de coração.

NOTA Escola Sabatina: Usando uma das passagens acima ( ...a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, Efe 5:26) vemos que uma das formas de obtermos esta mudança de vida é através do batismo!

COLABORADOR:

(*F) – Ezequiel fala do Espírito do Senhor, Espírito de Deus, que é uma pessoa espiritual (João 04:24)
vejamos o que diz os versos 26 e 27 de Ezequiel 36
26 Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
27 Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis.

Ezequiel está falando do Novo nascimento, em que é Necessário para que sejamos salvos (veja João 03:03) e ter um novo espírito, vindo de Deus, com novas atitudes e estilo de vida, à semelhança de Cristo. No verso 27, Deus promete colocar o espírito dele, a essência, o poder, a capacitação, a mente dele em nós. Compare com I Corintios 02:16.

(*G) – “... o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo? (Hebreus 09:14).
“mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado. (I João 01:07).

(*G2) – Como visto em I João 01:07 e Hebreus 09:14, dentre outros claros ASSIM DIZ O SENHOR, o sangue de Cristo NOS PURIFICA, para uma vida diferente. Jesus conquistou tudo que seja essencial para o NOVO NASCIMENTO, o sepultamento do velho Homem e a vida para Deus e o cordeiro (veja Efésios 04:20-24).

Através do batismo morremos para o estilo ou espírito anterior de vida, e nascemos para viver com Cristo. Não é somente o espírito de Cristo que faz a mudança, mas nós devemos permitir que Ele nos acompanhe, e pelo seu Sangue, pelo seu Nome, andaremos em novidade de Vida, nos aperfeiçoando e nos aperfeiçoando o caráter, para seguir a Deus e o Cordeiro, e ter somente eles como guias. Pelo poder do sangue do cordeiro, podemos vencer - Apoc 12:11

Misael

 

2. O que o Espírito Santo faz em nossa vida? II Cor. 3:3.

NOTA Escola Sabatina: Quem é este Espírito que nos transforma em carne santificada? Apoc 3:20 nos diz que é Jesus, em espírito!

No contexto dos versos acima, pergunte a você mesmo: Como "carta de Cristo", qual é minha mensagem a todos os que me lêem?

NOTA Escola Sabatina: Qual tem sido o seu testemunho? Continuas dentro de Babilônia? Continuas dentro do Egito? Deus aceita o seu testemunho em um lugar que se cultua os deuses do paganismo? Leia a parte final de Apoc 18:4 e veja o que pode acontecer para você se continuar "testemunhando" alí!!!

 

 

SEGUNDA-FEIRA,17 de abril                                                Ano Bíblico: I Reis 15 e 16

A promessa de João Batista

 

"Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo" (Mat. 3: 11).

"João proclamava a vinda do Messias, e chamava o povo ao arrependimento. Como símbolo da purificação do pecado, batizava-os nas águas do Jordão. Assim, por uma significativa lição prática, declarava que os que pretendiam ser o povo escolhido de Deus estavam contaminados pelo pecado(*H) , e sem purificação de coração e vida, não poderiam ter parte no reino do Messias." - Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 104.

João estava bem ciente de que seu batismo não seria bastante para permitir que homens e mulheres estivessem na presença de Deus. Havia necessidade de algo mais que o batismo com água. Havia também o batismo de fogo.

NOTA Escola Sabatina: Porque Nunca mais vimos este batismo com fogo? Observe que aquelas 3.000 almas foram batizadas em nome de Jesus (e não em nome de uma trindade pagã) e também não fizeram nenhuma profissão de Fé em nenhum profeta (ou profetiza) e nem mesmo foram sabatinados... Seria por isto que os nossos batismos são tão frios (sem o fogo do espírito derramado por Jesus)?

COLABORADOR:

(*H). – Ter vários deuses é pecado? Vamos repetir o texto: “Assim, por uma significativa lição prática, declarava que os que pretendiam ser o povo escolhido de Deus estavam contaminados pelo pecado” João declarava que o povo estava com pecado ou em pecado, e hoje, estamos adorando o Deus Eterno e seu Cordeiro (Apoc 05:13) ou estamos adorando à igreja católica, através de sua trindade que despersonaliza a Deus e seu filho e ainda ensina adorar um terceiro personagem? O anjo disse a João: “Adora a Deus” (Apoc 19:10), estamos em pecado adorando a trindade católica? “Não terás outros deuses diante de mim” diz o primeiro mandamento. Estamos orando ao deus-espirito santo? “Tudo que pedires em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja Glorificado (Jesus – João 14:13).

O pretenso povo de Deus está em pecado, adorando o que não conhece e que nem existe de fato. João 04 diz: ”Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” João 04 22-24.

“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.” (João 17:03). Por que personalizar e adorar um suposto terceiro deus, parte de uma trindade ilusória oriunda do vinho de Babilônia? João o batista, mostrou que o povo estava em pecado, e hoje, estão adorando ainda ao desconhecido...

Misael
 

É muito interessante que tanto a água como o fogo sejam usados como símbolos do trabalho do Espírito Santo. É difícil pensar em duas coisas que, em certo sentido, sejam mais opostas do que fogo e água. Mas ambas são usadas para descrever as ações do Espírito Santo.

NOTA Escola Sabatina: Símbolos de purificação ...ou da destruição que Deus tem agendado para os ímpios (purificando o que DEUS criou)! I Cor 3:13.

 

3. Como se aplica a imagem do fogo com respeito ao Espírito Santo? Isa. 6:1-7; Mal. 3:2 e 3; Heb. 12:29.

NOTA Escola Sabatina: Isaías iniciou o seu ministério com a purificação celestial do fogo; os nossos líderes também? Malaquias nos diz quem é este fogo purificador: Jesus, o nosso Senhor! E, o autor de Hebreus confirma a origem deste Fogo Consumidor...

Fogo e água são dois grandes agentes purificadores naturais, e é apropriado que ambos sejam usados para representar a regeneração do coração, a obra do Espírito Santo(*I). Mas a ação do fogo é muito diferente da ação da água. Em sentido espiritual, os dois agentes poderiam realizar a mesma coisa, mas o processo pelo qual eles agem é diferente. Quando pensamos em água, frequentemente pensamos em algo calmante, refrescante, delicioso; em contraste, embora o fogo traga calor consigo, também implica provação (l Ped. 4:12), dor e sofrimento. A imagem do fogo do ourives não expressa um processo confortável ou agradável. Sem dúvida, é por isso que, às vezes, o trabalho que precisa ser feito em nós é como fogo do ourives: temos que ser purificados do pecado; a escória precisa ser queimada.

NOTA Escola Sabatina: No entanto, não devemos trazer fogo estranho para dentro de nós... Lembre-se que o fogo destrói a fertilidade do solo!

COLABORADOR:

(*I) – Quem nos regenera e salva? Resposta Atos 04:12 – “E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.”

Misael

 

TERÇA-FEIRA,18 de abril                                                        Ano Bíblico: I Reis 17-19

O Espírito ainda não concedido

"No último dia, o grande dia da festa, levantou-Se Jesus e exclamou:

Se alguém tem sede, venha a Mim e beba. Quem crer em Mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto Ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nEle cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado(*J)" (João 7:37-39).

Quando Jesus pronunciou estas palavras, o Espírito como pomba já havia descido sobre Ele. Uma abundância de referências do Antigo Testamento indica que o Espírito Santo há muito tinha estado em ação em favor da humanidade(*J2). Então, o que João quis dizer quando escreveu que "o Espírito até aquele momento não fora dado", embora o Espírito haja trabalhado com homens e mulheres desde a entrada do pecado, foi que Ele não veio à Terra em Sua plenitude(*J3). Isso não haveria de acontecer antes que Jesus fosse glorificado (veja o estudo da próxima semana).

NOTA Escola Sabatina: Quanta inferência!!! Quem esteve com a humanidade, desde o princípio? João 1:1-3; I Cor 10:1-4.

   COLABORADOR:

   (*J) – Jesus ainda não tinha sido aceito pelo pai, não tinha sido sacrificado, ressurgido, e recebido como substituto pelo pecador por Seu Pai. (João 20:17). Não tinha como despir de sua humanidade para estar com TODOS SEUS DISCÍPULOS AO MESMO TEMPO, PELO PODER QUE O PAI LHE CONCEDERA (Mateus 28:20).

   (*J2) – Qual espírito santo? Compare quem é o espírito santo, lendo ISAÍAS 40:13 e Romanos 11:34 – Cristo é o Espírito do senhor que agia em favor da humanidade....

   (*J3) – Jesus esteve desde o principio agindo em favor da espécie caída. A humanidade o recebeu, e Moisés, dentre outros, falou com Cristo face a face (veja Gênesis 32:30; Êxodo 33:11; Deut 05:04;34;10; Juízes 06:22; e compare com João 01:18; 08:56-58).
Porque a promessa do Espírito necessitava da Glorificação de Jesus?

   Misael

 

   4.   Quando Jesus estava para deixá-las, que promessa deu aos discípulos com referência à Sua presença? Mat 28:20; Atos 1:4 e 5.

   NOTA Escola Sabatina: Quem prometeu que estaria com eles até a consumação dos séculos? Jesus! Mat 28:20... Será que Jesus quebraria a Sua promessa enviando OUTRO em Seu lugar???

   5.   De que forma Jesus cumpriria Sua promessa de permanecer conosco até o fim do mundo? João 16:7

   NOTA Escola Sabatina: INDUÇÃO VALE? Jesus continua, nos versos subsequentes a descrever a Sua ação e complementa: 13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. Perguntamos, para identificar este "consolador", quem não falava de Si próprio? O Próprio Jesus responde: Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. João 15:15.

A partida de Cristo haveria de enriquecer os discípulos e todos os crentes, em vez de empobrecê-los. Andando entre nós, Jesus estava limitado geograficamente a um lugar específico de cada vez. Enquanto estava com os três discípulos no alto, não podia estar com o outros no sopé da montanha. Ele estava limitado em espaço, como nós. Mas o Espírito Santo não seria limitado nem pela humanidade nem pelo espaço. Sendo onipresente, o Espírito não está limitado com o corpo humano. Ele está acessível igualmente a todos, em todos os lugares. Pela presença do Espírito Santo, Jesus está conosco, até o fim do mundo.

NOTA Escola Sabatina: ...Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. II Cor 3:17 (veja o contexto).
A Inspiração confirma: "Impedido pela humanidade, Cristo não poderia estar em todos os lugares pessoalmente, então foi para vantagem deles (os discípulos) que Ele deveria deixá-los, ir para o Pai, e enviar o Espírito Santo para ser o Seu sucessor na terra. O Espírito Santo é Ele mesmo, despido da personalidade da humanidade e independente dela. Ele Se representaria como estando presente em todos os lugares pelo Seu Espírito, como o Onipresente. "Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em Meu nome [embora não seja visto por vós], [*ESSA FRASE FOI ADICIONADA POR ELLEN WHITE] esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" [João 14:26]. "Mas eu vos digo a verdade; convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei" [João 16:7]. Manuscript Releases Volume Fourteen, Page 23 and 24.
 

Leia novamente os textos escritos no alto da lição de hoje(*K). Existe alguém de quem você sabe que fluem "rios de água viva" sobre você? Como é essa pessoa? Como você pode ser mais semelhante a ela nessas áreas positivas?

NOTA Escola Sabatina: Pessoa? Jesus serve? (será que estão pensando em algum líder?).

COLABORADOR:

(*K) – Reler tudo novamente? Dizia um antigo mestre: “A repetição faz a gravação”. Repetindo talvez nos faça acreditar que se esteja falando de um terceiro deus? Certamente que, se repetirmos tudo novamente, veremos novas facetas em que estão nos tentando enganar, se nos livrarmos de nossos preconceitos e catequização ecumênica, veremos que se trata somente de Deus o Eterno, o Cordeiro, ambos seres espirituais, que querem que tenhamos um caráter próximo ao deles, semelhante. Eles (O Eterno e o cordeiro criou dois seres humanos, Adão e Eva, e a vontade deles é que a humanidade fosse e continuasse à sua imagem. O ex-terceiro no céu que usurpou ser ‘um deus’, semelhante ao altíssimo, criou no cristianismo o deus-espírito, o terceiro, e está a seduzir a humanidade com sua feitiçaria....).

Misael

 

 

QUARTA-FEIRA,19 de abril                                                  Ano Bíblico: I Reis 20 e 21

 

Promessa de Jesus

6. Antes de Sua crucificação, o que Jesus prometeu novamente aos discípulos? Que esperança existe nessa promessa para nós hoje? João 14:16

NOTA Escola Sabatina: Em João 14:20 temos: Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós.”
Jesus disse aos discípulos que dentro em pouco o mundo não mais o veria. Isto era verdade, pois dentro de pouco tempo Ele seria crucificado, e depois ascenderia ao Céu, não sendo mais visto na Terra. Mas Jesus afirma aos discípulos que apesar de o mundo não O ver mais, eles o veriam. Diz ainda que os discípulos conheceriam que Ele estava no Pai, e que Ele, juntamente com o Seu Pai, estaria nos discípulos. Mas Jesus já havia dito que Ele iria para o Seu Pai, e não estaria mais presente com os discípulos (João 14:3). Percebamos que Jesus afirmou que não estaria mais com os discípulos, mas em breve estaria nos discípulos. Sabemos que o fato de Jesus estar em nós significa que Ele habita em nosso coração, segundo a promessa de Apocalipse 3:20

Neste verso, a palavra que Jesus usou para "rogar" tem o significado básico de "perguntar" ou "investigar". Nos escritos de João, normalmente o termo tem o sentido de uma pessoa perguntando algo a um igual(*L).

NOTA Escola Sabatina: Então vamos trocara a palavra ROGAR por perguntar:

16 E eu PERGUNTAREI ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre. Entendeu? Não! então troquemos por Investigar:

16 E eu  INVESTIGAREI ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre. Agora você entendeu?: Uhé? Pensei que ficou mais fácil... Eta trindade difícil!!!

COLABORADOR:

(*K) – Jesus sempre suplicava ao pai. Ex.: “Pai, se possível, passe de mim este cálice.... mas faça a Tua vontade”. Jesus estava perguntando ao pai para passar dele aquele sofrimento?
Rogar = do Lat. Rogare - v. tr. e int., - pedir com instância ou por favor; suplicar; fazer súplicas; a alguém superior ou em melhor situação.

Misael
 

Esta é a primeira promessa direta feita por Jesus aos discípulos sobre a vinda do Espírito Santo. Evidentemente, Ele está Se referindo ao dia de Pentecostes. Mas essa não foi a primeira vez que o Espírito apareceu na Terra.

"Antes disto, o Espírito havia estado no mundo; desde o próprio início da obra de redenção Ele estivera atuando no coração dos homens. Mas enquanto Cristo esteve na Terra, os discípulos não tinham desejado nenhum outro auxiliador. Não seria senão depois que fossem privados de Sua presença que experimentariam a necessidade do Espírito, e então Ele havia de vir." - Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 669.

NOTA Escola Sabatina:

7. Que participação na obra de Deus tinha o Espírito Santo antes da vinda de Cristo? Num 11:25; I Sam. 10:6; Sal. 51:10 e 11.

NOTA Escola Sabatina: Números: Quem desceu das nuvens? I Cor 10:1-4 responde. I Samuel: Saul não reconheceu quem era o Senhor que o ungira (vs 1) e acabou por obedecer a outro senhor... Salmo 51. Novamente Paulo aos coríntios responde - I Cor 10:1-4

1 Pois não quero, irmãos, que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar;
2 e, na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés,
3 e todos comeram do mesmo alimento espiritual;
4 e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo.

Mat 12:32 Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro. Vá, e não peques mais...

João 20:22 mostra que, antes de deixar os discípulos, Cristo "soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo". Novamente, Ele disse:

"Eis que envio sobre vós a promessa de Meu Pai" (Lucas 24:49). Mas não foi antes da ascensão que o dom foi concedido em sua plenitude. Só depois que, pela fé e oração, os discípulos se renderam completamente à Sua obra, é que foi concedido o Espírito. Então, em sentido especial, os bens do Céu foram concedidos aos seguidores de Cristo. Em outras palavras, embora Cristo lhes tenha dado essa promessa maravilhosa, eles tinham que ser preparados para recebê-la. Será diferente para nós hoje?

NOTA Escola Sabatina: "Jesus está esperando para soprar o fôlego em todos seus discípulos, e lhes dá a inspiração do Seu santificado espírito, e transfundir a sua influência vital para o seu povo. Ele os faz entender que eles não podem servir a dois mestres daqui por diante. As suas vidas não podem ser divididas. Cristo VIVE dentro de seus agentes humanos, e trabalha através de suas faculdades, e age pelas capacidades que eles tem. Às suas vontades devem ser submetidas à vontade de Cristo, eles têm de agir com o espírito de Cristo, não devem ser mais eles quem vive, mas Cristo é quem deve viver neles. Jesus está buscando impressionar neles o pensamento que dando o seu Espírito Santo Ele está dando a eles a glória que o Pai lhe deu, para que Ele e o seu povo possam ser um em Deus. Nosso modo e vontade devem estar em submissão à vontade de Deus, enquanto sabendo que ele é santo, justo, e bom". The Signs of the Times, 10-03-92.

Frequentemente, nos é dito para orar pelo Espírito Santo, mas o que você deve fazer a fim de estar preparado para recebê-Lo?

NOTA Escola Sabatina: Para receber a Jesus, o autor deveria ter em mente. Se for esta a pergunta a resposta é... não estar contaminado com cultos à outros deuses (Êxo 20:3) pois se o nosso corpo é o Seu templo (I Cor 6:19), jamais poderá estar contaminado com "fogo estranho" para que Ele possa habitar... Apoc 3:20.

 

 

QUINTA-FEIRA, 20 de abril                                          Ano Bíblico: I Reis 22; II Reis 1

 

Outro Consolador

"Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros" (João 14:18).

"Outro Consolador" (João 14:16) viria para tomar o lugar de Jesus. Até aquele tempo, Jesus tinha estado com os discípulos e tinha sido seu ajudador em toda emergência. Mas agora, outra pessoa viria para tomar Seu lugar.

NOTA Escola Sabatina: Sabendo que o mundo trinitariano iriam deturpar Suas palavras, Ele já se antecipara dizendo: ...Eu vim em nome de Meu Pai, e não Me recebeis; se outro vier em seu próprio nome, a esse recebereis. João 5:43.,

A palavra grega traduzida como "Consolador" é composta de para, que significa "ao lado de", e kletos, que significa "aquele que é chamado". Assim, parakletos significa "alguém chamado para estar ao lado de outro", ou chamado para ajudar outros em qualquer emergência que surja. Tem o significado de "advogado" ou "conselheiro"*1.

NOTA Escola Sabatina*1: I João 2:1 - Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

Este é o verso que os trinitarianos não desejariam que lá estivesse pois afirma claramente que o Conselheiro é o próprio JESUS. No original grego, tanto em João 14 como  em I João, a palavra traduzida como Consolador e Advogado, respectivamente, é a mesma: PARAKLETOS

Além disso, a mesma forma verbal é traduzida como "exortar". Assim, Ele também é um "exortador". De fato, este significado posterior é a característica preeminente da obra do Espírito como foi esboçada por João. Ele "ensinará" e "fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" (João 14:26). Ele dará testemunho de Cristo (João 15:26). Convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo" (João 16:8). Guiará a toda a verdade e dirá tudo o que tiver ouvido e anunciará as coisas que hão de vir (v. 13). Glorificará a Cristo, receberá dEle e dará aos discípulos (v. 14).

NOTA Escola Sabatina: ...e não falará de si próprio: ...porque Eu lhes dei as Palavras que Tu Me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que Saí de Ti, e creram que Tu Me enviaste. João 17:8 (14:10).

A palavra ainda traz o pensamento de um ajudante sempre à mão com conselho, força, exortação ou qualquer ajuda que seja necessária. Embora Jesus não Se identificasse como a presença do Espírito, é claro que o Espírito Santo faria por eles o que o próprio Cristo faria.

NOTA Escola Sabatina:  Bem que aqui poderiam ter citado I João 2:1 mas este verso não se aplica ao Consolador, não é!!!!!!!!!!!

   8.   Como o Espírito Santo trabalha em nossa vida hoje? 1 João 3:24; 4:13.

   NOTA Escola Sabatina: Pularam, de novo, I João 2:1. Mas vamos lá: ...Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle.

Os apóstolos e seus co-irmãos não foram deixados sós ou sem ajuda depois que Jesus ascendeu ao Céu. Um auxiliador adequado estaria com eles. "Pelo Espírito, disse, manifestar-Se-ia a eles." - Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 670.

NOTA Escola Sabatina: Aquele que Me ama será amado por meu Pai, e Eu o amarei, e me manifestarei a ele”. Jesus previu o futuro dos Seus discípulos. Ele disse que um seria levado à decapitação, um para cruz, um para o exílio entre as solitárias ilhas rochosas do oceano, outros para a perseguição e morte. Ele os encorajou com a promessa de que em toda experiência Ele estaria com eles. A promessa de forma alguma perdeu a sua força. O Senhor conhece tudo sobre Seus servos fiéis que por Ele estão vivendo em prisões ou foram banidos para ilhas solitárias. Ele os conforta com Sua própria presença. Quando por causa da verdade os crentes se encontram de pé diante dos injustos tribunais, Cristo se coloca ao lado deles. Todas as acusações que caem sobre eles, caem sobre Cristo. Cristo é condenado novamente na pessoa de seus discípulos. Quando um deles é encarcerado dentro das paredes de uma prisão. Cristo impressiona o coração com Seu amor. Quando um deles sofre a morte por Sua causa, Cristo diz, “Eu sou Aquele que vive, e estive morto; e observem, Eu estou vivo para sempre,... e tenho as chaves do inferno e da morte”. Apocalipse: 1:18. A vida que é sacrificada por Mim está reservada para a glória eterna. O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES, Pág. 669.

Como você experimentou a realidade do Espírito Santo como Consolador? Esteja preparado para compartilhar sua resposta com a classe.

NOTA Escola Sabatina: Devo relatar sobre o dia em que REALMENTE entendi quem é o nosso Consolador; Cristo Jesus???

 

 

SEXTA-FEIRA, 21 de abril                                                      Ano Bíblico: II Reis 2 e 3

Estudo adicional

Leia, de Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, págs. 36, 40, 41,52-54; O Desejado de Todas as Nações, págs. 100-103, 668-672; Obreiros Evangélicos, págs. 284-289.

"O Espírito Santo é o representante de Cristo, mas despojado da personalidade humana, e dela independente. Limitado pela humanidade, Cristo não poderia estar em toda parte em pessoa. Era, portanto, do interesse deles que fosse para o Pai, e enviasse o Espírito como Seu sucessor na Terra. Ninguém poderia ter então vantagem devido a sua situação ou seu contato pessoal com Cristo. Pelo Espírito, o Salvador seria acessível a todos. Nesse sentido, estaria mais perto deles do que se não subisse ao alto." - Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 669.

NOTA Escola Sabatina: Que tal o texto original (sem manipulação) e na integra: "Impedido pela humanidade, Cristo não poderia estar em todos os lugares pessoalmente, então foi para vantagem deles (os discípulos) que Ele deveria deixá-los, ir para o Pai, e enviar o Espírito Santo para ser o Seu sucessor na terra. O Espírito Santo é ELE MESMO, despido da personalidade da humanidade e independente dela. Ele Se representaria como estando presente em todos os lugares pelo Seu Espírito, como o Onipresente. "Mas o Consolador, O Espírito Santo, a quem o Pai enviará, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" [João 14:26]. "Mas eu vos digo a verdade; convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei" [João 16:7]. Manuscripts Releases Vol.14, página 7.

"Se olharmos para Jesus e nEle confiarmos, chamaremos em nosso auxílio um poder que venceu o arquiinimigo em campo aberto e, para nossa tentação, Ele dará também o escape. Quando Satanás vem sobre nós como uma avalanche, devemos enfrentar suas tentações com a espada do Espírito, e Jesus, que é o nosso auxílio, levantará por nós um pendão contra ele." - Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, pág. 426.

NOTA Escola Sabatina: Quem é que venceu, na cruz, ao inimigo? Certamente este poder é Jesus!!!

PERGUNTAS PARA CONSIDERAÇÃO

1.   Como classe, comente suas respostas à pergunta final de quinta-feira.

   NOTA Escola Sabatina: Temos mais o que comentar?

2.   Como podemos fazer o mesmo trabalho que o Espírito Santo faz? Isto é, como podemos confortar, exortar ou ensinar os outros? Fazendo estas coisas, não estamos mostrando a realidade do Espírito em nossa vida? De que outros modos podemos manifestar a presença do Espírito Santo? Como a obra do Espírito Santo em nós se harmoniza com todos os mandamentos da Bíblia sobre amar os outros e atender às suas necessidades?

   NOTA Escola Sabatina: Quem está presente em nossa vida é Jesus (Apoc 3:20).

 

CLIC AQUI para uma versão de impressão!

OBS: Esta versão é a original e não estará com as possíveis COLABORAÇÕES futuras...

CURSO DE PROFECIAS BÍBLICAS - CLIC!!!

AUXILIAR E COMENTÁRIOS ADICIONAIS

(Comentado)

ESBOÇO

Texto-chave: João 14:12

Objetivos

1. Examinar as duas principais formas de o Espírito Santo nos santificar.

2. Entender o que significa esperar pelo Espírito Santo

NOTA Escola Sabatina: Entender a quem se refere a expressão "Espírito Santo" nas Escrituras...

Esboço

I.  A ação purificadora do Espírito Santo como água (Eze 36:25-27).

A. Aspersão - o toque suave de limpeza.

B. Batismo - aprofundando-se na verdade de Deus.

C. Dilúvio - a faxina das arestas afiadas.

NOTA Escola Sabatina: Comentado durante a lição...

II. A ação purificadora do Espírito Santo como fogo (Mat. 3:10; Luc. 12:49; I Ped.4:12-14).

A. Purificação - profunda limpeza do coração e da mente.

B. Provações - a purificação que pode nos tornar mais fortes na fé.

NOTA Escola Sabatina: Comentado durante a lição...

III. O Espírito Santo foi prometido (João 14:16-18).

A. Como nosso Consolador, Ele está sempre perto.

B. Como nosso Mestre, Ele ajuda a nossa compreensão.

C. Como nosso Guia, Ele nos guia a toda a verdade.

NOTA Escola Sabatina: Estas não são as principais características do nosso intercessor, Jesus?

IV. Esperando o cumprimento da promessa (Atos 1:4-7 e 14).

A. A demora provou a fé dos discípulos na promessa.

B. A oração fortaleceu sua fé e abriu seu coração.

NOTA Escola Sabatina: Que demora? A IASD sempre ensinou que entre a ascensão e o pentecostes passaram-se apenas dez dias e chamam isto de demora?

Resumo

Sendo Deus, o Espírito Santo não força Sua obra de santificação em nós, uma obra que, de muitas formas, é dolorosa e consumidora de tempo. A obra do Espírito Santo pode ser tão dolorosa e penetrante quanto a purificação pelo fogo, que freqüentemente ocorre conforme nos achegamos mais ao Senhor, e nossa fé se fortalece. Nem sempre a purificação é um processo indolor. Devemos submeter-nos de boa vontade ao Espírito Santo para que Ele faça Sua obra de nos tornar mais semelhantes a Jesus.

NOTA Escola Sabatina: E isto está nas Escrituras, não é? Não!!! Pensei que tava!

OBS: Perdoe-me pelo sarcasmo (condenado por diversos irmãos) mas se somos o povo da Bíblia (ou fomos?) devemos nos embasar nEla... E, com argumentos infantis e repetitivos, querem nos impor algo anti-bíblico...

 

INTRODUÇÃO

A partida de Cristo quando ascendeu da Terra ao Pai não significou que Sua presença entre os discípulos diminuiu ou que eles foram abandonados, mas abriu o caminho para que Ele estivesse mais próximo da humanidade. A partir de então, Ele poderia residir nas profundezas do coração humano pelo poder e pela presença do Espírito Santo, Seu maior dom para a igreja.

NOTA Escola Sabatina: UM DEUS DANDO OUTRO DEUS!?! Apoc 3:20.

I. A promessa da água

Por meio de Isaías, Cristo exortou: "Purificai-vos, vós que levais os utensílios do Senhor" (Isa 52:11). Paulo diz algo parecido: "Que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra" (I Tes 4:4). Uma das características indispensáveis dos verdadeiros servos de Deus é a pureza de motivos, vida e comportamento. Nada destrói mais depressa o cristianismo do que a vida moralmente poluída de seus professos adeptos. O Espírito Santo, "que Deus outorgou aos que Lhe obedecem" (Atos 5:32), santifica nossa vida, habilitando-nos a nos purificar "de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus" (II Cor 7:1). Dificilmente se poderia exagerar na ênfase de que não é por nossas obras de justiça, mas de acordo com Sua misericórdia que Deus nos salva, pelo lavar da regeneração e a renovação do Espírito Santo que Ele derrama abundantemente sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador (veja Tito 3:5-7).

NOTA Escola Sabatina: Continuando com Tito (Paulo) - 8 Fiel é esta palavra, e quero que a proclames com firmeza para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras. Essas coisas são boas e proveitosas aos homens. 9 Mas evita questões tolas, genealogias, contendas e debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. 10 Ao homem faccioso, depois da primeira e segunda admoestação, evita-o, 11 sabendo que esse tal está pervertido, e vive pecando, e já por si mesmo está condenado...

É essa purificação e renovação que nos habilita a tornar-nos epístolas vivas de Jesus. Vidas guiadas por Seu testemunho se tornam uma tradução viva de Seu conselho. Ele deseja que as páginas do registro da nossa vida tenham a marca d'água:

"Santidade ao Senhor" e uma sucessão contínua de registros que provem Seu poder para efetuar em nós "tanto o querer como o realizar" (Fil 2:13) em vidas submissas à soberania de Sua graça (veja Isa 26:12; Efe  5:25 e 27; Fil 2:13).

NOTA Escola Sabatina: Versos fora do contexto vale? Só a parte final também? Para a IASD provar a trindade vale! Vamos ler Fil 3:5-13 -

5 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar,
7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;
8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.
9 Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome;
10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
12 De sorte que, meus amados, do modo como sempre obedecestes, não como na minha presença somente, mas muito mais agora na minha ausência, efetuai a vossa salvação com temor e tremor;
13 porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

Cadê a terceira pessoa? Então leia I Cor 8:5, 6.

II. A promessa de João Batista

João reconheceu que seu batismo era completamente simbólico da obra regenerativa de Jesus (veja Mat. 3:11). Jesus declarou que Nicodemos devia nascer da água e do Espírito para entrar no Reino de Deus, pois só o Espírito pode gerar o novo nascimento (João 3:5 e 6). A água tanto limpa como sustenta a vida, assim como o Espírito Santo.

NOTA Escola Sabatina: Eta língua portuguesa!!!! Nascer do espírito é isto? Mat 5:3

O batismo do Espírito com fogo indica a intensidade da obra de Deus para refinar nossa natureza rude e terrestre. Deus Se manifesta como o fogo de um ourives para purificar Seu povo. Note, porém, que esse fogo - embora às vezes possa nos afligir com a angústia da convicção do pecado - não nos destrói nem nos fere (veja Sal 66:10-12; Isa 6:1-7; 48:10 e 11; Mal. 3:1-4). Seu efeito final é remover os obstáculos à comunhão com Ele, e torna nossa vida um meio transparente para exibir Sua glória (veja Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, págs. 470-472).

NOTA Escola Sabatina: Romanos 12:20

III. O Espírito ainda não dado

Não devemos entender em João 7:39 que o Espírito Santo não Se envolvia com os assuntos humanos até aquele tempo (veja Isa. 63:11; Sal 51:11). Antes da ascensão e da investidura de Cristo como nosso Sumo sacerdote, o Espírito ainda não Se havia manifestado em todo o Seu poder, como no Pentecostes. Nessas ocasiões, a manifestação do Espírito confirmava a realidade da ressurreição de Jesus e a autenticidade de Suas reivindicações. A concessão do Espírito foi o dom supremo do evangelho, pois incluiu todas as bênçãos referentes à vida eterna e à piedade (veja Atos 2:38 e 39; Efe 4:8-16).

NOTA Escola Sabatina: Para provar a trindade vale até negar 1844 pois acabam de outorgar, na ascensão, o título de Sumo-sacerdote à Jesus que, segundo a IASD com o tal de juízo investigativo, isto só ocorreu após 1844...

IV. A promessa de Jesus

Na noite anterior à crucifixão, Cristo descreveu detalhadamente, e com desenvolvimento metódico, a obra do Espírito Santo (veja João 14-16). Ele sabia que Seus discípulos sentiriam intensamente Sua ausência física. Desejava muito que entendessem que Sua partida não era uma fuga, mas o próprio meio pelo qual Ele, então, poderia ligar-Se com sua vida de maneira muito mais íntima e incessante do que era anteriormente possível. A partir de então, Cristo estaria habilitado pelo Espírito Santo a estar presente simultânea e continuamente com todos eles. Essa promessa do Espírito por vir não era uma débil compensação por Sua volta ao Céu, mas o próprio meio pelo qual a glória do Céu desceria e encheria o coração deles, para magnificar o Príncipe do Céu em sua vida.

NOTA Escola Sabatina: 18 Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. João 14:18 - "voltarei" ou "mando outro no Meu lugar"?

    V. Outro Consolador

"As circunstâncias podem-nos separar de todos os amigos terrestres; nenhuma, porém, nem mesmo a distância, nos pode separar do celestial Consolador. Onde quer que estejamos, aonde quer que vamos, Ele Se encontra sempre à nossa direita, para apoiar, suster, erguer e animar.

NOTA Escola Sabatina: Apoc 3:20 confirma isto!

"[Cristo acrescenta:] 'Aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, Esse vos ensinará todas as coisas.' João 14:26. Você não terá mais que dizer: Não posso compreender. Não mais verá por espelho, imperfeitamente. Será capaz 'de compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento'. Efe 3:18 e 19." - Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, págs. 669 e 670.

NOTA Escola Sabatina: Cristo já havia sido enviado pelo Pai (João 3:17) e agora, uma vez glorificado, voltaria com a permissão do Pai que atenderia o Seu pedido, mais uma vez! João 14:16.

"A medida do Espírito Santo que recebermos será proporcional à intensidade de nosso desejo, à fé exercida neste sentido e ao uso que fizermos da luz e do conhecimento que nos forem concedidos." - Ellen G. White, Eventos Finais, pág. 188.

NOTA Escola Sabatina: UM DEUS PESSOA QUE PODE SER DADO EM PORÇÕES??? PODE MESMO: QUANTAS ORAÇÕES EU JÁ OUVI EM QUE O INTERLOCUTOR PEDIA UMA PORÇÃO DOBRADA DO ESPÍRITO!!!

 

ESTUDO INDUTIVO DA BíBLIA

Textos: Números 11:25 e 26; Malaquias 3:3; João 6:63; Atos 2:1-4; Apocalipse 19:10

1. Jesus e os profetas do Antigo Testamento previram a vinda do Espírito Santo, que não aconteceria antes que Jesus voltasse para o Céu. Mas existe bastante evidência de que o Espírito Santo estava presente e ativo antes disso. Como o ministério do Espírito Santo depois de Cristo é diferente de Seu ministério antes e durante a vida de Cristo?

NOTA Escola Sabatina: Dentro da IASD tem membros que desconhecem a atividade que JESUS exerceu no VT e agora querem provar que o espírito Santo estava lá! Irmãos, saibam discernir quem é o Espírito que esteve envolvido em  TODO o VT.

2. Os dons do Espírito tinham, e têm, a reputação de serem vistosamente sobrenaturais e miraculosos. Certamente, isso faz parte do dom. Mas essa deve ser a ênfase primária desses dons? Explique sua resposta. Qual é o maior propósito de todos os fenômenos relacionados com o Espírito Santo?

NOTA Escola Sabatina: Vivificar a igreja! A propósito, porque a IASD é tão fria? Será por que não conhece o VERDADEIRO consolador, Jesus em espírito?

3. O Espírito Santo é frequentemente mencionado em termos de substâncias indispensáveis para a vida, como a água e o ar. Como cristãos, recebemos nova vida quando aceitamos a Cristo e o que Ele fez por nós. Como o Espírito Santo nos ajuda a sustentar essa nova vida?

NOTA Escola Sabatina: Quando Jesus dizia que era a água, o sal, etc, então mentia?

4. Além de ser um agente vivificador, o Espírito Santo é agente depurador. O que precisa ser purificado, e por quê? O processo de purificação envolve necessariamente sofrimento? Por quê?

NOTA Escola Sabatina: Abandonar os bons salários (em prol da Verdade) é difícil mesmo, não é pastores? Enquanto isto, os membros são cegados com as suas doutrinas que os levarão à perdição... Mat 7:21.

5. A missão do Espírito Santo é dar testemunho da vida terrestre e do ministério de Jesus. Como acontece isso? Ao longo dos séculos, o Espírito Santo mudou Seus métodos para fazer isso? Neste caso, como e por quê?

NOTA Escola Sabatina: Satanás é versátil, pois como pai da mentira, sempre se adapta ao gosto do freguês... Este é o seu principal objetivo: fazer com que os nossos irmãos continuem atribuído a obra que DEUS fez em nossas vidas, através do Seu Filho Unigênito, à outrem... Mat 12:32.

 

TESTEMUNHANDO

Alguma vez você desejou poder começar de novo na vida? Talvez, você esteja cansado de seus colegas de trabalho - seus colegas não sejam amigáveis e as condições de trabalho sejam ruins. Talvez, você deseje sair das dívidas - pagar todos os cartões de crédito, o crédito escolar, o enorme financiamento da casa própria. Que tal desejar um relacionamento melhor com sua igreja - com membros que não sejam tão críticos e que sejam mais receptivos? Talvez, você sinta que seu relacionamento pessoal com Deus é superficial - você só ora quando precisa da Sua ajuda, do contrário, Ele está sempre na periferia de sua vida. Você não tem tempo para torná-Lo a prioridade da sua vida, mas um dia planeja chegar a Ele.

NOTA Escola Sabatina: HOJE, muitos irmãos que conhecem a Verdade, não a abraçam por que dependem de SEUS empregos na OBRA... Será que DEUS compreende os seus motivos e continua aceitando os seus louvores trinitarianos?

O novo começo de vida que você deseja tem início com a correção e renovação do seu relacionamento com Deus. Aquiete-se e ouça com coração aberto, e não vai demorar até sentir o Consolador preenchendo os espaços abertos em sua vida. Ele o guiará ao começar o processo de recolocar a vida no seu curso. A solução para as suas dívidas não mais vai parecer impossível. As relações no trabalho vão melhorar porque você começa a ver as coisas sob uma luz nova e melhor, e será mais tolerante e disposto a avaliar os outros com mais bondade.

NOTA Escola Sabatina: Desde que abri o meu coração para a Verdade, pude sentir Cristo habitando em meu coração e é por GRATIDÃO à Ele que invisto grande parte do meu tempo para divulgar esta Verdade! E, com isto, sou muito abençoado!!!

Sobre essas relações aperfeiçoadas com a família de sua igreja, você vai descobrir que, se procurar alcançá-los, ainda que de forma experimental, eles, por sua vez, abrirão os braços para você.

NOTA Escola Sabatina: ...e para CRISTO?

A mudança mais dramática que precisa acontecer deve ser seu relacionamento pessoal com Deus. Ao começar a abrir a Ele a mente e o coração, o Espírito Santo o levará amorosamente a uma experiência renovada e fortalecida em Cristo. Você não mais vai desejar um novo começo - sua nova vida já terá chegado. Por causa das mudanças que tiver experimentado, você ficará feliz em ajudar outros que estiverem tão feridos quanto você estava, de forma que também eles conheçam essa experiência transformadora. E eles, por sua vez, testemunharão a outros, que testemunharão a outros ... e assim por diante. Tudo isso é possível se corações e mentes se tornarem receptivos ao poder do Espírito Santo e à Sua promessa de uma vida transformada.

NOTA Escola Sabatina: Isto, que a IASD prega, é possessão!!! Com a permissão dos membros que cantam: ...habita em mim, e outros hinos mais!

 

APLICAÇÕES À VIDA DIÁRIA

Ponto de Partida

Peça que cada pessoa de sua classe da Escola Sabatina conte algo que sabe fazer bem. Agora, leia Êxo 31:3. "Enchi [Bezalel] do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício". Por que é importante reconhecermos os dons de ministério que nos foram dados pelo Espírito Santo? Como essa percepção nos ajuda a entender que cada pessoa é um agente importante da misericórdia e salvação de Deus ao mundo?

NOTA Escola Sabatina: Deus, em espírito, me capacitou a entendê-Lo, através de Sua Escritura!

Perguntas para consideração

1. Fogo e água: Gostamos do primeiro quando estamos com frio e da segunda quando estamos com sede. Leia Ezequiel 36:25-27 e lsaías 6:1-7; 48:10. Por que temos dificuldade com os conceitos de purificar e refinar? Por que é tão importante permitir que Espírito de Deus trabalhe para mudar nossa vida? Dê um testemunho pessoal de como uma provação pelo fogo em sua vida foi uma bênção e lhe deu um novo desejo de servir a Deus.

NOTA Escola Sabatina: Fogo literal ou espiritual? O Dia em que descobri a Verdade foi como um fogo ardendo dentro de mim...

2. Quando um amigo está perto, cartas e telefonemas parecem sem importância. Depois que ele parte, esses contatos são necessários para manter a relação. Comente a promessa de Jesus de enviar "outro Consolador" (veja João 14:16-18). O que diz esse dom sobre nossa necessidade? Como serve de exemplo a seguirmos quando lidamos com pessoas inseguras ou mal informadas sobre a salvação?

NOTA Escola Sabatina: Como Jesus afirmou, se eu abrisse o meu coração,Ele estaria habitando em mim e portanto, eu não sentiria a Sua ausência... Mesmos assim, aguardo o estabelecimento do Seu reino messiânico com muita ansiedade!

Pergunta de aplicação

Sara tem em casa uma orquídea viva e dois cachorrinhos vivos (e muito alegres). A descrição de alguma coisa viva dá idéia de atividade, vibração e entusiasmo. Leia II Coríntios 3:3, e depois, reescreva em suas próprias palavras. Tire um momento para explicar como você está agindo atualmente como "carta ... do Deus vivente". Se você estiver, atualmente, desencorajado quanto ao seu testemunho sobre Deus, peça-Lhe uma nova unção de Seu Espírito.

NOTA Escola Sabatina: Fui ungido com a Sua Verdade Já há três anos e continuo recebendo as bênçãos que isto me proporcionou e a Verdade continua crescendo dentro de mim, cada vez mais... Irmãos, façam um Curso de Profecias Bíblicas e sinta a presença de Jesus dentro de você!!!

CLIC!!! CURSO DE PROFECIA BÍBLICAS

 

 

Perguntas que  os Adventistas não sabem responder:

      15. Na Bíblia encontramos vários textos que fazem referência ao trono de Deus Pai e de Cristo. Não nos parece estranho que a Bíblia não cite uma única vez o trono do espírito Santo, sendo que segundo crêem os trinitarianos o espírito Santo é Deus e uma das pessoas da trindade?

“Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos. Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele.” - Apocalipse 22:1-4.

“Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.” - Apocalipse 3:21.

“Desde agora estará sentado o Filho do homem à direita do Todo-poderoso Deus.” - Lucas 22:69.

“Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.” - Apocalipse 5:13.

“E clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.” - Apocalipse 07:10.

    

      16. Em quem devemos acreditar, na doutrina da trindade que afirma que Deus é uma unidade de três pessoas co-eternas: o Pai, o Filho e o espírito Santo, ou na Bíblia que afirma que existe somente um Deus que é o Pai e um só Senhor que é Jesus Cristo?

“Porque, ainda que há também alguns que se chamem deuses, quer no céu ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores, todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.” - I Corintios 8:5-6.

O texto não diz que Deus é uma trindade composta por três pessoas divinas e co-eternas (Deus Pai, Deus Filho e Deus espírito Santo), como afirmam os trinitarianos, mas sim, que Deus é um só: o Pai e que Jesus Cristo é o único Senhor.

 

     17.  Se os batismos devem ser ministrados em nome de uma trindade (Deus Pai, Deus Filho e Deus espírito Santo) como afirmam os trinitarianos, porque a bíblia não menciona um único batismo realizado em nome da trindade?

    

      18.  Os trinitarianos afirmam que Jesus é Filho do Pai somente em forma figurativa, uma vez que Ele tornou-se Filho do Pai somente quando assumiu a natureza humana. Afirmam também que Jesus é Deus eterno em igualdade com o Pai e com o Deus espírito Santo. Se isto é verdade, como entendermos então João 3:16 que afirma que Deus deu Seu Filho unigênito para nos salvar? 

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

 

      19.  Se Cristo é o próprio Deus, como afirma a Doutrina da trindade, teria Ellen White mentido quando disse que Cristo não é o Senhor Deus todo poderoso?

“Ninguém pode explicar o mistério da encarnação de Cristo. Não obstante nós sabemos que Ele veio a esta terra e viveu como um homem entre os homens. O homem Jesus Cristo não era o Senhor Deus Todo Poderoso, embora Cristo e o Pai sejam um. Lift Him Up, page 235, paragraph 3” - S.D.A. Bible Commentary Vol. 5, page 1129, paragraph.

“Antes da entrada do pecado entre os anjos: Cristo a Palavra, o unigênito de Deus era um com o eterno Pai, - um na natureza, no caráter e em propósito, - o único Ser no universo que podia participar dos conselhos e propósitos de Deus. Por Cristo, o Pai efetuou a criação de todos o seres celestiais.” - O Grande Conflito pág. 493.

    

    20.  Se o Pai, o Filho e o espírito Santo são membros de uma trindade e consequentemente, no mesmo nível hierárquico, porque Cristo disse que o Pai era maior do que Ele?

“Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.” - João 14:28.

 

      21.  Se o espírito Santo, conforme afirmam os trinitarianos, é a terceira pessoa da trindade e é Deus, distinto do Pai e de Jesus Cristo, porque a bíblia afirma que o espírito Santo é o espírito de Cristo que foi enviado?

“E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o espírito de Seu Filho, que clama: Aba, Pai." - Gálatas 4:6.

CONTINUA...

Saiba mais em:

A Verdade Acima de Tudo!

ATENÇÃO!!! ATENÇÃO!!! ATENÇÃO!!! ATENÇÃO!!! ATENÇÃO!!!

CARO IRMÃO, COMO ESTAS LIÇÕES ESTÃO SENDO PUBLICADAS COM BASTANTE ANTECEDÊNCIA, VOCÊ PODERÁ ENVIAR COLABORAÇÕES QUE SERÃO INSERIDAS NO TEXTO. CASO NÃO DESEJE QUE A SUA COLABORAÇÃO SEJA IDENTIFICADA, NOS COMUNIQUE QUE A PUBLICAREMOS COMO "COLABORADOR ANÔNIMO". QUE DEUS NOS ABENÇOE EM NOSSA BUSCA PELA VERDADE. AMÉM!

OBS: USE O E-MAIL ABAIXO

Index